No dia 08/05/2005, a Revista Veja publicou um artigo relatando atuais problemas enfrentados pelos professores do nosso país, com o título com medo dos alunos. Segundo o artigo, nos últimos anos ocorreram grandes alterações no comportamento dos alunos brasileiros em suas salas de aula. Eles passaram a desrespeitar e agredir seus professores, subvertendo o censo de hierarquia e a aderindo a um sentimento de onipotência e superioridade. Com isso, inúmeros profissionais da educação passaram a sofrer a chamada “fobia escolar”. Um distúrbio psicológico ocasionado principalmente pela indisciplina e pelo excesso de desrespeito proveniente dos alunos.
Dentre a rede privada de ensino o problema predominante está em os alunos vêem seu professor como um empregado ou prestador de serviços pagos por seus pais, achando que por isso eles devem fazer suas vontades. Já dentre a rede publica, grande parte dos professores enfrentam a dificuldade de ter em suas salas, alunos que usam drogas e fazem porte ilegal de armas. Nas comunidades mais violentas, alguns professores convivem diariamente com a dificuldade e o medo de se tornarem vitimas de seus alunos. Acredita-se que a principal razão do comportamento agressivo e abusivo dos alunos, seja proveniente dos abusos sofridos em casa ou em suas comunidades, onde em alguns casos, existe graves reflexos da violência.
Concluo enfatizando: o professor possui um papel importantíssimo na formação e no conhecimento de qualquer individuo, quer seja adulto ou criança. É necessário valorizar e dar mérito aos que se dispõe a trabalhar nesta profissão. Pois só alcançaremos o crescimento e a mudança quando investirmos em todos os aspectos e ferramentas necessários para uma boa educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário