31 de mai. de 2008

1968, O ANO QUE NÃO TERMINOU

Á alguns dias tive a oportunidade de ler “1968 O ano que não terminou”. Escrito por Zuanir Ventura, essa fantástica obra é uma das mais completas sobre os acontecimentos do Brasil daquele ano. Aos que se interessarem, vai aí um pouquinho sobre este ótimo livro...

1968” tem como função central relatar os grandes acontecimentos provenientes das mudanças de comportamento, atitude e pensamento de muitos, principalmente da juventude do ano de 1968. Retrata as paixões e os dramas, as lutas e as vitórias de uma sociedade em reconstrução, repleta de inovações.

Para a sociedade dequele ano “quanto mais radical você fosse, mais interessante você seria”. Por isso o ano ficou marcado por passeatas e manifestações, algumas violentíssimas. Nessa mesma época "nasce" os tropicalistas, um grupo formado por Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil. Este grupo se tornara um dos principais personagens dentre os responsaveis por significativas mudanças presentes naquele ano.

O livro abrange também, os protestos, as manifestações e as passeatas realizadas por estudantes e militantes daquele ano. Cita alguns que foram mortos por defenderem a democracia e a liberdade dentro de um regime totalitarista (caso de Edson Luís Lima Souto), e mostra que a repressão, motivava cada vez mais a população a lutar pela conquista da liberdade. Comenta as crises provenientes das mudanças na sociedade brasileira. Fala sobre o plano terrorista, impedido em uma atitude heróica por Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho, um capitão pará-quedista da Força Aérea Brasileira.

Nenhum comentário: